Ajudar um lobito que tem medo ou acha que não é capaz de fazer alguma coisa, fazendo-o superar-se.
|
Construir actividades ou realizar jogos em que os lobitos têm de se incentivar e ajudar mutuamente. É preciso cuidado para que os lobitos não caiam no contrário, ou seja, não critiquem um companheiro só porque ele não consegue fazer algo.
|
Atribuição de uma função, numa Caçada, que o lobito ache difícil ou não aprecie especialmente e avaliar a sua atitude no fim.
|
Escolher uma competência para desenvolver, de acordo com os seus limites.
|
Atribuir pontuação individual e de bando no desempenho das tarefas.
|
Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia (as aprendizagens de Máugli com Balu, a partida para o desconhecido na Aldeia dos Homens).
|
Motivar lobitos tímidos a apresentar algo (por exemplo, recitar um poema numa festa, cantar uma canção na Flor Vermelha, etc.).
|
Explorar técnicas que, de alguma forma, se revelam mais difíceis ou mais assustadoras para os lobitos (passar nas cordas paralelas, fazer um passeio nocturno pequeno, aprender a nadar, etc.). Estas actividades têm de ser muito bem pensadas e programadas e
|
Explorar técnicas de expressão que podem ser um pouco mais difíceis para os lobitos ou que exijam paciência (fazer um objecto em barro, colar peças muito pequenas para um presente, etc.).
|
Realizar jogos físicos que ajudem os lobitos a superar medos (andar em cordas paralelas, rastejar, subir a uma corda, nadar, etc.) – é preciso, a este nível, não forçar demasiado e ter cuidado com a segurança.
|