Iniciaram-se no passado dia 16, na Sé Catedral de Viseu, as comemorações dos 95 anos da criação do escutismo na Região de Viseu, assim como a partilha da Luz da Paz de Belém.
A 18 de dezembro de 1927 realizaram-se as 1as promessas de 41 Scouts e 27 Lobitos da Região de Viseu. A eucaristia de ação de graças por estes 95 anos de escutismo, presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu, culminou com a cerimónia da partilha da Luz pelas delegações dos Agrupamentos da Região com o lema ‘Missão: Leva essa Luz em Ti’.
Partilhada pela primeira vez em 1986, a Luz da Paz de Belém teve a sua origem na Áustria, numa iniciativa conjunta entre a televisão pública e os escuteiros austríacos, como parte de uma campanha de solidariedade denominada “Light into Darkness” (Luz para a Escuridão). O projeto tinha como objetivo ajudar crianças austríacas com necessidades, bem como dos países vizinhos. Atualmente, a Luz que é recolhida na Gruta da Natividade em Belém e que nunca se apaga, chega a todo o mundo.
A eucaristia contou com a presença de 32 Agrupamentos da Região, do Sr. adjunto do Comando dos Sapadores de Viseu, do Sr. Comandante do Posto da GNR de Viseu, assim como alguns ex-Chefes Regionais e representante da Junta Central do CNE.