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São todas as actividades, acções, iniciativas, etc., nas quais cada Elemento possa demonstrar evolução, dentro das Áreas de Desenvolvimento, ao alcançar os Objectivos Educativos adoptados.
À luz do novo SP e do novo PE, as únicas insígnias que deverão ser retiradas são as do anterior Sistema de Progresso, ou seja, as Insígnias das Etapas de Bronze, Prata e Ouro. E estas deverão ser substituídas pela Insígnia da Fase de Adesão ("Pata-tenra", nos Lobitos; "Apelo", nos Exploradores; "Desprendimento", nos Pioneiros e "Caminho", nos Caminheiros) e pela(s) Insígnia da(s) Etapa(s) possuída(s). As insígnias de Competências e Especialidades mantêm-se, uma vez que se continuam a aplicar as regras e requisitos constantes do "Manual de Competências e Especialidades" do CNE.
As Competências e Especialidades, estarão a ser alvo de adaptações aos novos PE e SP. Enquanto não hajam regras novas, continuar-se-ão a aplicar as regras e requisitos constantes do "Manual de Competências e Especialidades" do CNE. Em relação ao novo Sistema de Progresso, as Competências e Especialidades, apresentam-se como Oportunidades Educativos para realizar e validar Objectivos Educativos, para além da própria concessão da insígnia de Competência e Especialidade respectiva.
Nas quatro Secções, a Fase de Adesão Formal corresponde, na sua essência, à Etapa de Adesão do anterior Sistema de Progresso. Nesta fase o desafio é o elemento descobrir as especificidades da Secção, na qual se está a integrar.
A ADESÃO INFORMAL, tem como principal objectivo uma aproximação mais natural à Secção seguinte (é, por isso, que a mesma não existe na I Secção!), de forma a que se permita uma familiarização do elemento com as especificidades da nova Secção. Promovendo um certo "quebra-gelo", irá promover uma integração mais fácil e facilitadora, a partir da efectiva "Passagem de Secção", com a qual se inicia a "Adesão Formal". A ADESÃO INFORMAL, aconselha-se que ocorra, preferencialmente, no último trimestre do Ano Escutista. Durante este período, sem deixar de pertencer à sua Secção, o elemento vai descobrindo, através de "visita" a uma reunião, actividade, ou outro momento da Secção para a qual vai passar, onde irá descobrir as vivências e dinâmicas da nova Secção.
Na I Secção - Alcateia a ADESÃO será feita num momento, através da ADESÃO FORMAL à Alcateia. Na II Secção - Expedição; III Secção - Comunidade e IV Secção - Clã, a ADESÃO será desenvolvida através de dois momentos: a ADESÃO INFORMAL e a ADESÃO FORMAL.
Ao contrário dos cargos, as Funções são inúmeras. Entre outras podemos apresentar: Secretário/ Cronista (quando exercida por outro elemento temporariamente); Repórter; Relações Públicas, Tesoureiro (quando exercida por outro elemento temporariamente); Guarda-Material (quando exercida por outro elemento temporariamente); Aniamdor; Saltimbanco; Socorrista/ Botica (quando exercida por outro elemento temporariamente); Ambientalista; Intendente (quando exercida por outro elemento temporariamente); etc....
Os cargos Básicos são: Guia; Sub-Guia; Secretário/ Cronista; Tesoureiro e Guarda-Material. Os cargos Complementares são: Aniamdor; Socorrista/ Botica, Intendente e Informático.
CARGO é a responsabilidade que é atribuída a cada elemento do Banco, patrulha, Equipa ou Tribo, de forma fixa e estável ao longo de um período de seis meses e um ano. FUNÇÃO é a responsabilidade atribuída temporariamente a cada elemento, para um curto período de tempo; por exemplo, para uma actividade específica. Um elemento (incluindo o Guia) pode desempenhar mais do que uma Função.
.É a abreviatura das capacidades (específicas) que se pretende que cada Elemento atinja com o alcançar dos Objectivos Educativos, a saber: Competências; Conhecimentos; Atitudes.
São os Objectivos Educativos a serem atingidos no final do percurso dentro da Secção, ou seja, até à Passagem à Secção seguinte.
São os Objectivos Educativos a serem atingidos no final do percurso escutista, ou seja, até à partida do Clã.
São as capacidades (CCA's) a serem adquiridas por cada elemento no final do processo educativo.
São eixos de crescimento a explorar em cada Área de Desenvolvimento Pessoal, no âmbito dos quais se definem os Objectivos Educativos a atingir.
É a declaração das finalidades últimas do CNE, expressando de forma directa a sua intenção educativa.
São dimensões consideradas fundamentais na identidade individual, nas quais cada jovem deve progredir para atingir o seu máximo potencial. As 6 Áreas consideradas são: Afectiva; Carácter; Espiritual; Física; Intelectual e Social