Loja Escutista da Região de Viseu

Visite a maior loja escutista online do país. Fardamento, Insígnias e Distintivos, Material de Campo, Livros e Manuais e muito mais.

www.viseu.cne-escutismo.pt/loja

CAEV - Centro de Atividades Escutistas Viriato

O Centro de Atividades Escutistas Viriato (CAEV) é um espaço destinado à realização de atividades escutistas, nomeadamente as de cariz ambiental, espiritual e técnica escutista, bem como um espaço destinado à formação de Dirigentes, visando o contacto direto com a natureza, em fraternidade, alegria e espírito escutista, proporcionando e apoiando o desenvolvimento pessoal e espiritual coletivo de jovens e adultos.

www.viseu.cne-escutismo.pt/caev

Peregrinação de Escuteiros a Fátima: 10.100FM

Publicado em 12 Junho 2016

Terminam amanhã, dia 13 de junho, as inscrições para a Peregrinação de Escuteiros a Fátima: 10.100FM . A oportunidade desta comunicação vem quase no final do prazo estipulado.

A JRV vem assim transmitir as últimas informações recebidas da organização:

"A movimentação é grande e a mobilização começa a ter alguma expressão. São várias as questões que nos têm sido remetidas via email ou telefonicamente:

1 - A 10.100FM é uma atividade nacional do CNE. É uma atividade devidamente programada e contextualizada. Reflete a vontade que todo o CNE sente em se integrar nas comemorações do centenário das aparições de Nª Senhora na Cova da Iria - Fátima. Tal como amplamente divulgado, pretende-se que os participantes possam crescer no conhecimento da Mensagem de Fátima e na relação com Nª Senhora, que tanto nos ampara e acolhe nas nossas atividades Escutistas. Esta atividade não é apenas "mais" uma deslocação a Fátima. Sabemos que todos os associados do CNE já foram inúmeras vezes a Fátima e havemos ir ainda mais vezes. No entanto esta é uma atividade nacional com uma estrutura definida e que não tem como único objetivo participar na celebração dominical, mas sim proporcionar um caminho de descoberta.

Julgo que nunca aconteceu um agrupamento inscrever-se num ACANAC por exemplo para participar apenas no encerramento.. ou inscrever-se no ACANAC e ficar alojado noutro local e levar a sua própria alimentação autonomamente.

Mais que um Encontro de Escuteiros em Fátima, esta é uma Atividade Nacional do CNE.

 

2 - Ao definir-se esta atividade nacional, pretende-se que o efetivo do CNE esteja junto e em comunhão. Se cada um ficar em locais distintos, não partilhar as refeições, não fizer atividades que estão concebidas para enriquecerem a participação... então não podemos dizer que se trata de uma Peregrinação Nacional, mas sim de várias peregrinações que só têm em comum a celebração da eucaristia no Domingo.

Para além deste do facto de podermos ser menos "corpo" estando divergentes em Fátima, acresce o facto de não se conseguir gerir, planear e organizar a atividade, desconhecendo-se os locais que cada um vai usar para pernoitar, comer, etc... Em suma corremos o risco de ter uma manta de retalhos de participações que obstruem qualquer estratégia do apoio que temos que garantir. Seremos também vistos apenas como um grupo desorganizado de Escuteiros que vão a Fátima e não conseguiremos transmitir a força do nosso CNE com visibilidade e voz única.

 

3 - A atividade é apresentada com um fio condutor crescente e que prepara os participantes para o já referido conhecimento melhorado da mensagem de Fátima. Estão assim definidas as Fases: ACEITAR, PEREGRINAR, INTERPRETAR, VIVENCIAR e CELEBRAR. Todas formam um corpo lógico que funciona de forma coesa.

 

4 - O custo da atividade é o resultado do apoio que esta atividade dará aos participantes. Enumeram-se alguns desses custos: O Pequeno almoço e almoço de Domingo (entrega de KIT individuais), o fornecimento de uma Sopa quente no Sábado, o Aluguer de várias dezenas de sanitários para a zona de acampamento, de pontos de luz, de pontos de água, a insígnia de participação na atividade, as bandeiras que serão entregues por agrupamento, elementos identificadores, elementos de comunicação (cartazes, guiões, etc...).

O custo é 9,00 por participante que no fundo é a soma deste conjunto de apoios à atividade. Tal como é de esperar, não se pretende obviamente que a atividade dê lucro. Como já comunicado o pagamento pode ser de 4,00€ numa primeira fase e posteriormente em Setembro o valor restante de 5,00€.

Sabemos que a acrescer a este valor há também o valor dos transportes. Apelamos assim às regiões e núcleos que se envolvam ativamente para possibilitar a máxima otimização do custo do transporte. Estamos ainda longe da atividade. É possível despoletar atividades de angariação de fundos e outras solicitações de apoio a organismos, associações, entidades, etc...

Quantas vezes não disponibilizamos sem qualquer relutância valores bem superiores para participação em festivais, férias, (que bem precisamos!). Será que esta atividade não merece também esta disponibilidade? ou só os caprichos fáceis nos mobilizam incondicionalmente?

 

O ASK THE BOY e o SIM incondicional de Maria andam juntos no desafio e apelo que é pedido aos dirigentes como educadores tendo por base o Método Escutista. O Acolhimento dos desafios, a incorporação interior da vontade do "Corpo", o olhar para as necessidades ou oportunidades dos Escuteiros têm que ser critérios inegáveis na atuação do Dirigente. É preciso confiar, colaborar ativamente e criticamente e aderir incondicionalmente, mesmo que as oportunidades tenham problemas, defeitos ou dificuldades.. no entanto são oportunidades que permitem dar mais um salto. A não adesão  pode ser um refúgio entorpecido que não permite ir mais além.

 

Depois do dia 13 de junho aferiremos a adesão e continuaremos a missão de proporcionar uma grande atividade nacional: Peregrinação de Escuteiros a Fátima. Não nos condicionaremos por caprichos obstinações ou preconceitos que nos poderiam tentar.... Todos nós na equipa assumimos a responsabilidade de ir aos limites para permitir que se ouça e sinta o "Corpo" do CNE nos braços de Nossa Senhora.

Saudações aos bravos que leram até aqui este quase desabafo /sentimento que me acompanha (e à equipa) neste momento.

Mais uma vez o CNE conta com todos para sermos UM.


Pior que a crítica é a indiferença. Acolham alegremente a atividade, testemunhem e enriqueçam-na com a vossa partilha, opiniões e sugestões.
Contactem-me (Pedro Ascenso: 913349010) ou ao Assistente Nacional (Pe. Luís Marinho: 966724500)

10.100 FM... Muito mais que um encontro de Escuteiros é uma Atividade Nacional de relação com Maria nossa Mãe.

Boa Peregrinação!"

Comentários