Manter a arrumação e limpeza, não entrar nos cantos das outras unidades sem que tenha sido convidado, preservar o material comum (tapar as canetas, não estragar folhas, por exemplo), etc.
|
Ter um animal (peixe) ou uma planta que cada um leva e cuida durante uma semana.
|
Dividir tarefas no bando, a nível da arrumação e limpeza do Covil, do local de uma actividade ou do Optimist (lobitos marítimos), para que cada lobito cumpra a sua parte e se responsabilize por ela.
|
Arrumar todas as ferramentas usadas na montagem/desmontagem de campo.
|
Narração, dramatização, etc. Sobre como S. Francisco reconstruiu a Igreja de S. Damião.
|
Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli (perante a sede, todos os animais se respeitam em 'Como nasceu o medo').
|
Inventar uma canção ou poema sobre o que devemos fazer para proteger a Natureza e apresentá-la numa festa ou numa publicação da comunidade (jornal paroquial, por exemplo).
|
Fazer um ateliê sobre os cuidados a ter com o material em campo (ferramentas guardadas, sisal seco, pincéis lavados, marcadores com tampa, tesoura seca). Fazer um ateliê sobre os cuidados a ter com o material em campo (ferramentas guardadas, sisal seco
|
Fazer um cartaz para pôr na praia ou num campo (de piqueniques, por exemplo), a alertar para a necessidade de não poluir.
|
Aprender a fazer separação dos lixos, não deitar lixo para o chão, respeitar os animais, não cortar nem arrancar árvores e plantas, deixar limpo o local onde se realizou a actividade, perceber a necessidade de evitar fossas para sólidos (erro ambiental),
|