Disponibilizamos-te a lista de objetivos que deves cumprir para concluir o teu progresso.
No botão "Saber Mais", vais encontrar algumas tarefas e atividades que podes fazer e que te vão ajudar a cumprir esse objetivo.
Desempenho | F1 | Praticar actividade física que promova o desenvolvimento e manutenção da agilidade, exibilidade e destreza de forma adequada à sua idade, capacidade e limitações. | Saber mais |
Auto-conhecimento | F2 | Conhecer e aceitar o desenvolvimento e amadurecimento do seu corpo com naturalidade. | Saber mais |
F3 | Conhecer as características siológicas do corpo masculino e feminino e a sua relação com o comportamento e necessidades individuais. | Saber mais | |
Bem-estar físico | F4 | Cultivar um estilo de vida saudável e equilibrado – alimentação, actividade física e repouso, adaptado a cada fase do seu desenvolvimento. | Saber mais |
F5 | Cuidar e valorizar o seu corpo de acordo com os padrões de saúde, revelando aprumo. | Saber mais | |
F6 | Identificar e evitar, na vida quotidiana, os comportamentos de risco relacionados com a segurança física e consumo de substâncias. | Saber mais |
Relacionamento e sensibilidade | A1 | Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo consequente com a opção de vida assumida. | Saber mais |
A2 | Respeitar a existência de várias sensibilidades estéticas e artísticas, formando a sua opinião com sentido crítico. | Saber mais | |
A3 | Assumir a própria sexualidade aceitando a complementaridade Homem / Mulher e vivê-la como expressão responsável de amor. | Saber mais | |
Equilíbrio emocional | A4 | Ser capaz de identificar, compreender e expressar as suas emoções, tendo em conta o contexto e os sentimentos dos outros. | Saber mais |
Auto-estima | A5 | Reconhecer e aceitar as características da sua personalidade, mantendo uma atitude de aperfeiçoamento constante. | Saber mais |
A6 | Valorizar as próprias capacidades, superando limitações e adoptando uma atitude positiva perante a vida. | Saber mais |
Autonomia | C1 | Possuir e desenvolver um quadro de valores que são fruto de uma opção consciente. | Saber mais |
C2 | Ser capaz de formular e construir as suas próprias opções, assumindo-as com clareza. | Saber mais | |
C3 | Mostrar-se responsável pelo seu desenvolvimento, colocando a si próprio objectivos de progressão pessoal. | Saber mais | |
Responsabilidade | C4 | Demonstrar empenho e vontade de agir, assumindo as suas responsabilidades em todos os projectos que enceta, estabelecendo prioridades e respeitando-as. | Saber mais |
C5 | Demonstrar perseverança nos momentos de dificuldade, procurando ultrapassá-los com optimismo. | Saber mais | |
C6 | Ser consequente com as opções que toma, assumindo a responsabilidade pelos seus actos. | Saber mais | |
Coerência | C7 | Ser consistente e convicto na defesa das suas ideias e valores. | Saber mais |
C8 | Dar testemunho, agindo em coerência com o seu sistema de valores. | Saber mais |
Descoberta | E1 | Conhecer e compreender o modo como Deus se deu a conhecer à humanidade, propondo-lhe um Projecto de Felicidade Plena [História da Salvação]. | Saber mais |
E2 | Conhecer em profundidade a mensagem e a proposta de Jesus Cristo [Mistério da Encarnação e Mistério Pascal]. | Saber mais | |
E3 | Reconhecer que a pertença à Igreja é um sinal de Deus no mundo de hoje [Igreja Sacramento Universal de Salvação]. | Saber mais | |
Aprofundamento | E4 | Aprofundar os hábitos de oração pessoal e assumir-se como membro activo da Igreja na celebração comunitária. | Saber mais |
E5 | Integrar na sua vida os valores do Evangelho, vivendo as propostas da Igreja. | Saber mais | |
E6 | Conhecer as principais religiões distinguindo e valorizando a identidade da Igreja Católica. | Saber mais | |
Serviço | E7 | Testemunhar que a presença de Deus no mundo dignifica a vida humana e a Natureza. | Saber mais |
E8 | Viver o compromisso Cristão como missão no mundo em todas as dimensões [humanas, sociais, económicas, culturais e políticas]. | Saber mais |
Procura do conhecimento | I1 | Procurar de forma activa e continuada novos saberes e vivências, como forma de contribuir para o seu crescimento pessoal. | Saber mais |
I2 | Conhecer e utilizar formas adequadas de recolha e tratamento de informação e, dentro dessas, distinguir o essencial do acessório. | Saber mais | |
I3 | Definir o seu itinerário de formação preocupando-se em mantê-lo actualizado. | Saber mais | |
Resolução de problemas | I4 | Adaptar-se e superar novas situações, avaliando-as à luz de experiências anteriores e conhecimentos adquiridos. | Saber mais |
I5 | Analisar os problemas de forma crítica, sugerindo e aplicando estratégias de resolução dos mesmos. | Saber mais | |
Criatividade e Expressão | I6 | Ser capaz de utilizar conhecimentos, percepções e intuições na criação de novas ideias e obras, mantendo um espírito aberto e inovador. | Saber mais |
I7 | Expressar ideias e emoções de forma lógica e criativa, adaptada ao[s] destinatário[s] e utilizando os meios adequados. | Saber mais |
Exercer activamente cidadania | S1 | Conhecer e exercer os seus direitos e deveres enquanto cidadão. | Saber mais |
S2 | Participar activa e conscientemente nos vários espaços sociais onde se insere, intervindo de uma forma informada, respeitadora e construtiva. | Saber mais | |
S3 | Respeitar as regras democráticas e assumir como suas as decisões tomadas colectivamente. | Saber mais | |
Solidariedade e tolerância | S4 | Assumir que é parte da sociedade onde se insere, agindo numa perspectiva de serviço libertador e de construção de futuro. | Saber mais |
S5 | Usar de empatia na forma de comunicar com os outros, demonstrando tolerância e respeito perante outros pontos de vista. | Saber mais | |
Interacção e cooperação | S6 | Mostrar capacidade de relacionamento e trabalho em equipa, contribuindo activamente para o sucesso do colectivo através do desempenho com competência do seu papel. | Saber mais |
S7 | Assumir papéis de liderança, de forma equilibrada, tendo em conta as suas necessidades e as do grupo. | Saber mais |