Conversa com os lobitos sobre o que significa ‘O lobito não se escuta a si próprio’ nos jogos e votações (ou seja, explorar e explicar o valor da batota, da mentira, do amuo e da vingança, verificando se todos os lobitos compreendem o seu significado).
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Escolha de cargos (para verificar se há aceitação, espírito desportivo e cordato, reconhecimento das capacidades dos outros, evitando a não aceitação, amuos, zangas, recriminações).
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Participar numa venda de calendários.
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Comportamento nas reuniões de preparação de actividades (mudar de opinião se ouvir outra sugestão melhor que a sua, votar a Caçada que mais gostar e não a que fez, desempenhar as tarefas da Caçada escolhida mesmo que não tenha sido a sua original, etc.).
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Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli (a aceitação na Alcateia: como Balu e Bàguirà o defenderam, a votação dos lobos e a zanga de Xer Cane).
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Inventar uma canção ou grito do bando que sirva para aclamação a quem vença e usá-la em todos os jogos (grito/canção de aclamação ao vencedor).
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Usar jogos variados, que permitam explorar as diversas capacidades dos bandos, para que todos possam vencer e perder, em algum momento (jogo do Kim, estafetas, jogos de habilidade manual, de descoberta da Natureza, enigmas, etc.).
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Nos jogos de pista, dar códigos mais simples e mais complicados, estabelecer controlo de tempo, dar um pequeno mapa para orientação, promovendo a competição saudável entre os bandos (ganha o bando que chegar primeiro e com tudo bem feito, por exemplo).
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Fazer um cartaz sobre realidades diferentes (amuo/boa disposição, batota/verdade, etc.) para afixar no Covil.
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Fazer uma corrida de limpeza do lixo nas praias. Ganha o bando que juntar mais lixo porque esse ajudou mais a Natureza.
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