Em momentos festivos (Natal, Quaresma), estabelecer um propósito de aprender alguma coisa (por ex. ‘Até à Páscoa vou tentar aprender a atar e engraxar os meus sapatos’) e procurar actividades que o ajudem a cumprir.
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Promover momentos de auto-avaliação em que o lobito desenvolva o sentido crítico em relação ao seu próprio comportamento e progressão.
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Preparar e organizar uma peça para apresentar aos pais na Festa de Natal.
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Dinamizar os cargos no bando, dando progressiva autonomia nas tarefas associadas ao respectivo cargo (ex. Alcateia arrumada, organizar os Primeiros Socorros, etc.), para que os lobitos possam aprender a ter iniciativa e autonomia.
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Participar num Encontro de Guias.
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Proposta de actividades para a Caçada, de acordo com as suas necessidades de aprendizagem.
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Escolha de competências.
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Escolha de trilhos e proposta de algumas actividades a realizar em cada um.
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Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia, nomeadamente situações de aprendizagem com Balu ou Bàguirà.
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Dar aos lobitos uma lista com algumas técnicas de animação menos conhecidas (sombras chinesas, mímica, instrumentos estranhos, danças folclóricas, etc.), motivando-os a aprender uma.
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Aprender uma técnica para apresentar na Flor Vermelha (canção, mímica, fantoches, etc.).
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Fazer ateliês de aprendizagem de nós, códigos, pistas, etc.
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Fazer uma gincana de obstáculos em que se aprende a rastejar, a andar em paralelas, etc.
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4 Dar aos lobitos um conjunto de materiais diferentes para escolherem um para experimentarem na construção de um objecto: barro, gesso, arame, folhas secas, paus verdes, junco, etc.
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Fazer um ateliê de reprodução de pegadas de animais (em gesso).
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Saída de observação em que os lobitos têm de anotar coisas ‘estranhas’ da Natureza para descobrirem de que se trata (por exemplo, num pinhal há muitas sementes de pinheiro e estas têm uma forma em hélice. Para que serve?).
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Pista para observação de Natureza.
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Raide para seguir pegadas.
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