Distribuição de tarefas nas actividades (Caçadas, acampamentos, festas, etc.), avaliando o sentido de responsabilidade e empenho (por exemplo, manter o canto do bando limpo e arrumado).
|
Prestar um serviço escolhido pelo lobito que seja uma ajuda para alguém.
|
Fazer uma Boa Acção de bando que implique divisão de tarefas.
|
Elaborar um quadro individual com tarefas do dia-a-dia que será assinado pelos pais e professores, que conferem que realizou a tarefa.
|
Promover momentos de auto-avaliação em que o lobito desenvolva o sentido crítico em relação ao seu próprio comportamento e progressão.
|
Desempenho de uma função em jogos colectivos (para demonstrar equilíbrio na sua conduta, respeitando os ritmos dos outros e suas eventuais incapacidades) ou em acampamento.
|
Desempenhar um cargo no bando ou uma função numa Caçada.
|
Trabalhar num projecto de bando que demore algum tempo e onde haja divisão de tarefas.
|
Narração, dramatização ou actividade sobre a vida de Máugli na Alcateia, nomeadamente algumas situações de liderança ou em que houve necessidade de trabalhar em conjunto para o bem do grupo (a morte de Xer Cane em 'Tigre! Tigre!', a ‘Caçada de Cá’, os '
|
Elaboração do quadro de honra, com imagens dos lobitos que se portaram bem e cumpriram as suas obrigações ou com Bândarlougues, no caso inverso.
|
Participar numa peça de teatro com o bando.
|
Trazer Caderno de Caça para todas as actividades
|
Aprender nós ou códigos para pôr em prática numa actividade (cada lobito aprende um, que depois vai ser necessário).
|
Ensinar aos aspirantes a saudação e o significado dos distintivos do uniforme.
|
Saber aparelhar um Optimist (lobitos marítimos).
|
Decorar o canto do bando com técnicas variadas (colagens, desenhos, nós, fotografias, etc.), distribuindo tarefas por todos.
|
Fazer reuniões com tema onde se explore a importância dos diferentes papéis que os animais desempenham no ecossistema e como este pode ser destruído. Por exemplo, os sapos comem insectos, não permitindo que eles se transformem numa praga.
|