Participar na Eucaristia semanalmente.
|
Frequentar a catequese.
|
Promoção de actividades ao ar livre com outros lobitos/exploradores, amigos, colegas de escola, catequese, etc. Relacionadas com a observação e contemplação da Natureza (por exemplo, onde haja a oportunidade de cultivar sementes, transplantar plantas, and
|
Explicação da necessidade de agradecer em oração a Deus, o nosso despertar, as nossas refeições, a nossa saúde, as nossas actividades e todas as maravilhas da Natureza que Deus nos deu.
|
Elaborar em conjunto com a Àquêlá uma actividade a ser executada pelo Natal ou Páscoa, tendo em conta o cariz destes tempos Litúrgicos (recolha de vestuário para um bebé, participar numa celebração penitencial, por exemplo).
|
Dinamização de momento sobre o Cântico das Criaturas de S. Francisco, relacionando-o com os elementos da Natureza referidos (por exemplo, criação de um cartaz gigante, onde cada elemento é trabalhado numa semana (Irmão Sol, Irmã Água, etc.) - o cartaz v
|
Visita a um Convento dos Capuchos (por exemplo, o de Sintra), para observação do seu modo de vida simples e respeito profundo pela Natureza.
|
Narração, dramatização, etc. Sobre a história do Lobo Gúbio.
|
Criar uma canção/poema sobre a necessidade de proteger a Natureza, criação de Deus.
|
Construção de ninhos e bebedouros para pássaros.
|
Fazer uma peça de artesanato para oferecer a um idoso num lar (se toda a Alcateia fizer, conseguem cobrir uma percentagem boa do lar de idosos e irem lá fazer a entrega).
|
Fazer um herbário (apanhando folhas secas ou desenhando-as). Oportunidade adicionada por: Departamento Nacional dos Lobitos
|
Fazer uma colecção de conchas.
|
Recriar um ambiente familiar que inclua referências de diferentes etnias (se escolhem mãe asiática e pai africano, colocar por ex. um puff no chão e um batique na parede).
|
Realização de missas campais com a ajuda do Assistente, em comunhão com a Natureza. Os lobitos devem ser levados a entender/contemplar as maravilhas da Criação.
|
Participação e dinamização de actividades manutenção e/ou limpeza de florestas e/ou praias.
|
Visitar um parque natural.
|
Construir uma ”Cama de Lixo”. Juntar um monte de lixo e depois conversar sobre quem é que “dorme” naquela cama (que são os animais).
|
Nas actividades, descobrir e identificar animais ou plantas menos conhecidos
|
descobrir e contemplara a sua beleza, e apresentar aos outros
|
actividades na Natureza onde se integra o louvor das criaturas.
|